quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Cultura Negra em diversas faces.


O géneros musicais africanos como o Samba e o Axé fazem bastante sucesso no Brasil. Mas a influência da cultura negra se estende a diversas vertentes da música nacional. É sobre essa influência que falaremos agora, exemplificando com alguns albúns.

O Rappa - Lado B Lado A (1999)



O vocalista Marcelo Falcão é um exemplo de artista que mostra o orgulho tem de suas raízes em cada música que compõe. Cada faixa de Lado B Lado A, 3º trabalho do grupo, mostra isso. Flertando com o Rap e a Música Eletrõnica, a banda mostra uma vertente diferente do Rock brasileiro convencional. A faixa que dá nome ao disco fala da influência da cultura negra na vida do vocalista, já a 3º faixa, Cristo e Oxalá, como o próprio nome já mostra, fala do candomblé.

Marcelo D2 - Meu Samba é Assim



Desde os tempos de Planet Hemp, Marcelo D2 já misturava ritmos colocando o Rock do Planet Hemp ao lado do Samba de Bezerra da Silva. Meu Samba é Assim, 3º albúm da carreira solo do cantor, talvez seja o ponto alto dessas experimentações. O Disco tem a participação de Alcione na música Pra que Amor e de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho em Dor de Verdade, um autentico samba.

Ponto de Equilibrio - Dia Após Dia Lutando (2010)


O Ponto de Equilibrio é uma banda formada por jovens do subúrbio do Rio de Janeiro, mais precisamente de Vila Isabel, que toca um reggae bem raíz, diferente das outras bandas de sucesso do gênero no Brasil, que tocam um estilo mais comercial. Todos os albúns da banda falam sobre a África, o Rastafarianismo e a Jamaica. Nesse disco em especial, podemos destacar as faixas África 2, Santa Kaya, Reggae de Terreiro e Música de Jah entre as músicas que homenageam o Rastafarianismo, os negros e a própria África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário